SERVIÇOS


Mindfulness (Atenção Plena)

Origem

A Atenção Plena (Mindfulness) não surgiu há pouco tempo. Pelo contrário, culturas orientais a praticam a desde os tempos antigos. No Ocidente, as vantagens da atenção plena têm sido estudadas há mais de 30 anos, tendo Jon Kabat-Zinn, professor e pesquisador da Faculdade de Medicina de Massachussets um dos seus pioneiros. Hoje o tema é pesquisado nas universidades do mundo inteiro e seus benefícios já testados pela Ciência.

O que é

Mindfulness pode ser definido como um estado mental baseado na experiência direta do momento presente, com consciência plena, e atitude aberta e não-julgadora a cada instante. O estado mental de “Mindfulness” é uma alternativa a um estado mental bastante habitual nos dias de hoje, baseado na desatenção (“piloto automático”) e na reatividade excessiva em situações do cotidiano.

São técnicas muito simples, que podem fazer com que as pessoas se reconectem consigo mesmas, buscando uma vida mais plena, simplesmente com o hábito de se estar presente consigo mesmo e alcançando mais paz. Atenção plena é um processo. Você comprometerá algum tempo do seu dia exercitando as meditações. Veja a atenção plena como um investimento. Com o tempo, e sua parcela de dedicação e comprometimento, ela poderá fazer com que você produza mais no mesmo período de tempo.

Então vamos tratar de alguns mitos:

A meditação não é uma religião. Existem muitas religiões que usam a meditação, mas nem todos que meditam são religiosos.

Você não precisa ficar em posição de lótus, ou numa posição extremamente desconfortável para conseguir meditar. Pode-se meditar sentado, caminhando ou mesmo no ônibus.

Não é necessário muito tempo para meditar. Mas é necessário paciência e persistência.

A meditação não é complicada. Não se trata de errar ou acertar. Lembre-se: a meditação é um processo. Nas “supostas” falhas, você vai encontrando a si mesmo, vai aprendendo e vai se aprimorando. Mesmo que você tenha dificuldade no começo, você irá começar a ter contato com sua mente, de uma forma que, provavelmente, você nunca teve antes.

A meditação não vai tornar você uma pessoa passiva diante da vida. Pelo contrário, você enxergará as coisas com mais clareza, conseguirá tomar atitudes mais sensatas. Com a prática, você terá atitudes mais compassivas e fará com que aja de acordo com sua consciência e valores.

Quem pode fazer?
As tarefas que o Programa propõe são simples e podem ser feitas por qualquer pessoa, desde que esteja motivada para aprender um novo hábito e disposta a ter disciplina para cumprir o Programa e os desafios propostos. Mas existem algumas contraindicações para fazer o curso conosco aqui na Teyang:

Pessoas em fase aguda de qualquer transtorno (ansiedade, depressão)

Pessoas em risco ou antecedentes de crises dissociativas (epilepsia, transtornos personalidade, psicoses, esquizofrenia)

Pessoas muito medicadas

Também pessoas com baixa motivação, hipercríticas ou com atitude oposicionista podem não ser beneficiadas com o Programa.
Temas que serão vivenciados:
Transformar simples tarefas diárias em momentos conscientes

Estar presente com você, o ambiente e as pessoas ao seu redor

Abraçar o novo e ser convidado a tentar coisas novas

Redescobrir seu corpo

Repensar atitudes de compaixão e autocompaixão

Reaprender a escutar e a ficar em silêncio


Observações importantes:

Nosso curso de Meditação – Programa Mindfulness para Qualidade de vida e Promoção da Saúde - é constituído de práticas e discussão das práticas, ou seja, é um curso prático de técnicas de Meditação Mindfulness (Atenção Plena em português);

Utilizamos o protocolo MBHP -Mindfulness based Health Promotion - do Centro Brasileiro de Mindfulness Mente Aberta (UNIFESP SP)

O curso tem duração de 8 semanas, com 2 horas por encontro, onde o praticante aprenderá práticas formais (entre elas, práticas de meditação) e práticas informais, que são tarefas do nosso dia-a-dia que fazemos normalmente no piloto automático. Durante as 8 semanas o praticante terá o suporte dos facilitadores e o apoio do grupo, trabalhando como fator motivacional para criação de novos hábitos. O objetivo é que no final das 8 semanas o praticante tenha autonomia para continuar suas práticas como uma nova maneira de se relacionar com a vida.

Este programa é para o desenvolvimento da prática pessoal, não habilitando o participante a usar as técnicas como instrutor.

Por outro lado, o Programa de 8 semanas é um dos pré-requisitos para quem pretende iniciar uma formação como instrutor de Mindfulness.
Benefícios e evidências científicas
Por que funciona? Pesquisas e evidências científicas

Segundo a ciência, inúmeros benefícios estão relacionados à prática de Mindfulness. Desde melhora da memória, desaceleração do envelhecimento cerebral até redução dos níveis de estresse e alívio da ansiedade.

Por isso que Mindfulness tem se tornado cada vez mais popular. Os benefícios sentidos pelos praticantes e as evidências mostradas em pesquisas científicas são cada vez mais frequentes e isso só ajuda a disseminar ainda mais a prática.

Mas o que a ciência tem dito?
Para entender os motivos por trás da eficiência de Mindfulness, é importante saber como as práticas meditativas transformam a nossa saúde e, principalmente, nosso cérebro. ​ Inúmeras pesquisas comprovam a relação da prática da meditação com melhoras e mudanças significativas em nosso cérebro. ​ Confira alguns dados: Segundo a ciência, as práticas meditativas estão relacionadas a:




Desaceleração ou prevenção do envelhecimento da região responsável pela memória e tomada de decisões;

Aumento do Hipocampo, área importante para aprendizagem, memória e regulação da emoção;

Maior atividade da Junção Temporo-Parietal, área que trabalha a perspectiva, a empatia e também a compaixão.

Para que você possa ter uma melhor dimensão da versatilidade e abrangência dos ganhos observados pela prática da meditação, ainda tem mais:



Reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse
Melhora funções cognitivas e a memória.
Auxilia no manejo da ansiedade
Melhora qualidade do sono
Reduz envelhecimento do cérebro
Reduz os níveis de estresse
Melhora a hipertensão




Vários grupos de cientistas também analisaram o efeito da meditação sobre o cérebro. A este respeito, verificou-se que as pessoas que meditam tem um maior desenvolvimento no córtex, o que faz com que os seus cérebros processem informações mais rapidamente do que os cérebros de indivíduos que não praticam a meditação; e que, apenas meia hora de meditação por dia, pode causar alterações mensuráveis em regiões do cérebro associadas à memória, empatia e estresse.

CONTROLE DA IMPULSIVIDADE

Um efeito relevante de Mindfulness é uma modificação na reatividade emocional: as pessoas que meditam costumam ser menos tomadas por impulsos emocionais e, quando isso acontece, conseguem retornar à normalidade mais rapidamente. As pesquisas sugerem que isso decorre de um maior controle da região pré-frontal sobre a amígdala cerebral, ou seja, faz com que os processos racionais intervenham no processamento emocional.

REDUÇÃO DO ESTRESSE

Ao longo do processo evolutivo, nosso cérebro desenvolveu-se de forma a enfrentar situações de perigo, que mobilizam as emoções, iniciando em nosso corpo muitas respostas fisiológicas que o preparam para enfrentá-las. Por exemplo, o coração dispara, a pupila dilata, o sangue foge do intestino e da pele, dirigindo-se para os músculos e cérebro. Outra resposta decorrente de situação de perigo é a secreção de um hormônio da glândula suprarrenal, o cortisol, que tem ações que ajudam a preparar o organismo para enfrentar emergências. No entanto, quando o estresse se torna muito frequente, as modificações fisiológicas, que eram benéficas, passam a ser um problema, pois agem promovendo efeitos nocivos. Por exemplo: distúrbios cardiocirculatórios, como hipertensão arterial, e psicológicos, como ansiedade e depressão. Observou-se que com a prática de Mindfulness, os níveis de cortisol na circulação sanguínea são diminuídos e o sistema imunológico é estimulado, pois aumenta a concentração de anticorpos no sangue. Em resumo, a meditação provoca modificações fisiológicas que reduzem o estresse e protegem o organismo contra suas ações nocivas.
DEPOIMENTOS
‘A semana regada pela prática de Mindfulness trouxe norte para minha vida. Na condição simples e prática de ter autoconhecimento diariamente sempre, e sempre é muito tempo! Recebam a minha gratidão!
Paulo de Tarso, Hervanário


Eu gostei muito do curso, me ajudou a desmistificar a meditação e a ter mais paciência e autocompaixão. Entendi que não importa se vai levar a vida toda para encontrar o estado de paz e equilíbrio que eu persigo, o que importa é manter-se na busca. Vocês são muito gentis e acolhedores, o que facilitou a assimilação
Lígia Alvarenga, Funcionária Pública


Para mim foi uma experiência muito maravilhosa, que me transformou, exatamente em um momento que eu precisava muito. Me identifiquei com os valores e o sentido de tudo. O que mais me marcou foi o fato de poder ‘’ sair fora’’ da turbulência do meu dia a dia e me ‘’ver’’, me sentir.
Karla Teixeira, Fisioterapeuta

Agende entrevista pessoal sem compromisso de 30 minutos e tire suas dúvidas