Viver bem é nossa arte ITF - International Taekwondo Federation

Retrospectiva

1909: Coréia sofre um opressivo domínio japonês, se instalando na península coreana.

1918: (09 de novembro) – Nasce Choi Hong Hi (criador do Taekwon-Do) em Miong Chong, uma das mais rústicas regiões da Coréia do Norte.

1930: Aos 12 anos foi expulso da escola, por fazer parte de um grupo agitador que protestava contra as autoridades japonesas que dominavam a Coréia.

1933: Com 15 anos, começa a praticar Taek Kyon, uma antiga arte marcial coreana, que baseava suas técnicas nos golpes e defesas de pernas. Aprendeu com seu mestre de caligrafia (Han Il Dong), que fora um exímio praticante desta arte. Choi em sua juventude foi um rapaz franzino e doente, contudo, seu encontro com Han Il Dong e seus ensinamentos de Taek Kyon o endureceram e acentuaram seu forte caráter, dando um rumo à sua vida.

1937: Choi foi enviado a Kyoto, Japão, para estudar. Ali, começou a praticar Karatê, formando-se II Dan. Com o início da Segunda Guerra Mundial, alistou-se no Exército japonês, sendo condenado à prisão devido a seu ativismo no movimento de independência Kwan Ju. Preso, começou a praticar uma arte marcial em que se combinavam técnicas de Karatê e Taek Kyon. Logo, toda a prisão, incluindo os guardas, começou a imitar Choi.

1945: (18 de agosto) Era a data de sua sentença de morte: devia ser enforcado. Quinze dias antes, terminou a guerra e com ela, a opressão japonesa sobre a Coréia, salvando assim a sua vida. Ainda não havia chegado sua hora.

1946: (15 de janeiro) Depois da guerra, as novas Forças Armadas da República da Coréia foram organizadas e Choi recrutado como segundo Tenente no 4º Regimento de Infantaria da Província de Kwangju Cholla Nawdo do novo Exército coreano. Estabelecia assim, um lugar onde praticar essa combinação de Karatê e Taek Kyon denominada Chan Hun por ele mesmo.

1949: Passou a coronel e a difundir seu estilo não só entre as tropas de seu país, mas também entre tropas norte americanas que haviam no local.

1950: (25 de junho): Ao terminar a guerra, haviam se formado mais de 40 grupos diferentes na região. Neste ano estoura a guerra entre as Coréias, separadas pelo paralelo 38, e é nela que Choi alcançará o posto de general no mesmo campo de batalha, no comando da 5º divisão.

1953: É colocado a seu cargo a 29º Divisão de Infantaria. Esta se converterá na ponta de lança do que seria o Taekwon-Do no Exército.

1954: No final deste ano, o Gal. Choi havia terminado a criação de uma nova arte marcial para Coréia.

1955: Por fim, reconhece-se na Coréia o "Taekwon-Do" como disciplina marcial. Choi utilizou uma descrição um tanto militar para definir esta arte: "O Taekwon-Do é técnica e espírito, e para conseguir esta combinação, o praticante deve ser soldado intelectual, dotado de excelentes técnicas e nobres ideais, e sobre todas as coisas, respeitar seus superiores. Nisso somos muito rígidos". E acrescentava que "em cada lugar onde se pratica, em cada esquina, em cada "dojang", a técnica é sempre a mesma." Fazia referência ao Karatê que tem centenas de estilos.

1959: Choi foi nomeado Presidente da Associação Coreana de Taekwon-Do e Comandante do 2º Exército de Tae Gu. Nesse mesmo ano, Choi foi para reserva como General de duas estrelas e nomeado Embaixador no Leste Europeu, desenvolvendo suas tarefas também em Singapura e Malásia.

1960: Neste ano lhe é confiado o comando do 6º Corpo do Exército (Composto de 5 divisões).

1961: Antes de ir para reserva, em 1961, o Gal. Choi esteve à frente da Sétima Divisão Americana , designação efetuada pelo alto comando do Pentágono.

A partir de 1961 até 1972, há um intervalo de onze anos, os quais Gal. Choi se dedica ao Taekwon-Do.

1963: Ocorre a primeira demonstração de Taekwon-Do na sede das Nações Unidas na cidade de Nova Iorque. Em 09 de outubro, o Taekwon-Do participa pela primeira vez na Coréia do 44º Campeonato Nacional.

1965: O Taekwon-Do é introduzido na Alemanha, Itália, Turquia, República Árabe Unida, Malásia e Singapura.

1966: (22 de março) Nasce a ITF (International Taekwon-Do Federation), que uniu todas as organizações que Choi havia fundado quando era embaixador.

1970: O Taekwon-Do ITF é introduzido no Brasil pelo Mestre Sang Min Cho.

1972: Gal. Choi, por questões políticas, emigrou de seu país e fixou residência no Canadá , e com ele, também se foi a ITF. Em 30 de novembro desse ano, a Associação de Taekwon-Do da Coréia inaugura o centro de treinamento "Kuk Ki Won".

1973: (28 de maio) O governo da Coréia do Sul funda a World Taekwon-Do Federation (WTF), uma variante esportiva do Taekwon-Do Original, como resposta à decisão do Gal. Choi em não retornar à Coréia do Sul.

1974: Celebra-se o 1º Campeonato Mundial de Taekwon-Do (ITF), em Montreal (Canadá). Nesse momento, os praticantes nativos dos diferentes países precisam decidir qual caminho seguir: continuar com o General ou transferir-se para WTF. No Brasil, no entanto, a história caminha sem mudanças, com os praticantes aprendendo os "tuls".

1980: A partir desse ano, as fotos do Gal. Choi são retiradas de todas as academias do Brasil. A explicação dada foi que o General era considerado comunista. Os mestres coreanos foram de certa forma, obrigados a aderir ao movimento da WTF.

1984: A ITF leva sua sede para a Áustria e recebe apoio da Coréia do Norte. Isto aumenta o confronto entre as duas Coréias através do Taekwon-Do.

1990: O Gal. Choi vem ao Brasil pela primeira vez, através do convite das entidades Associação Santista de Taekwon-Do, (onde Tanei Campos era Presidente na época) Cho Taekwon-Do Center Clube e Centro Brasileiro de Taekwon-Do. Nessa oportunidade, Tanei Campos faz exame pela segunda vez para IV Dan ITF com o General Choi.

1993: O confronto entre as duas Coréias nas Olimpíadas é ganha pela Coréia do Sul, ou seja, pela WTF. Deve-se ressaltar que as técnicas utilizadas entre as duas Federações são bem diferentes, bem como o nome das técnicas. Pode-se dizer que a única coisa igual é o uso do mesmo nome "Taekwon-Do".

1994: Nova visita do Gal. Choi ao Brasil. Dessa vez passa pelo Rio de Janeiro e São Paulo. Nessa oportunidade, Tanei Campos faz Exame para V Dan.

2002: (15 de junho) Morre o fundador do Taekwon-Do, General Choi Hong Hi em Pyongyang, na Coréia do Norte.

2003: (Setembro) Mestre Choi Jung Hwa vem ao Brasil.

2004: O filho do Gal Choi, Mestre Choi Jung Hwa consegue realizar o sonho de seu pai e reintroduz o Taekwon-Do ITF na Coréia do Sul. A Coréia do Sul, berço do Taekwon-Do, sedia pela primeira vez na história moderna um Campeonato Mundial de Taekwon- Do ITF na cidade de Daejon.

Av. Cel. Joaquim Montenegro (canal 6), 420 - Ponta Praia - Santos - SP
Tel: 13 3324-5313 Whatsapp: 13 99137-1338
e-mail info@teyang.com.br