Viver bem é nossa arte ITF - International Taekwondo Federation

ITF no Brasil

Em julho de 1970, o General CHOI HONG HI envia para o Brasil o Instrutor Internacional Sr. Sang Min Cho, 6º dan, que introduz o Taekwon-Do no estado de São Paulo.

Após a mudança da ITF para o Canadá, surge na Coréia, no ano de 1973, uma nova organização intitulando-se a controladora do Taekwon-Do em nível mundial (The World Taekwon-Do Federation - W.T.F.), com o intuito de preencher o vazio que havia ficado no Taekwon-Do na Coréia do Sul, que através da força política, obrigou os instrutores sul-coreanos em todo o mundo a se subordinarem a esta nova organização, prejudicando, por este motivo, a estruturação da ITF em nosso país.

Apesar disso, o Taekwon-Do continuou sendo divulgado fora do Brasil por instrutores da ITF alheios ao governo coreano.

O Taekwon-Do tradicional só toma novo impulso a partir de 1990, com a vinda do General CHOI HONG HI ao Brasil, a convite das entidades: Associação Santista de Taekwon-Do TEYANG, dirigida pelo Sr. Tanei Campos, Centro Brasileiro de Taekwon-Do e Cho Taekwon-Do Center Clube.

Com esta visita, foi realizado o primeiro seminário internacional de Taekwon-Do ITF no Brasil, nas instalações do Hotel Internacional do Rio de Janeiro, dirigido pessoalmente pelo General CHOI HONG HI – IX dan, presidente da ITF.

Após o seminário, realizou-se o exame para qualificação de instrutores e árbitros internacionais, ministrado pelo General CHOI HONG HI.

Em documento da International Taekwon-Do Federation, assinado pelo próprio General CHOI HONG HI, recebido em 14 de agosto de 1990, referência n.º ITF/497/BZ/CHH, indica o Sr. Tanei Campos como um dos Representantes oficiais da International Taekwon-Do Federation no Brasil.

Com o falecimento do general Choi Hong Hi, em 15 de junho de 2002, o Taekwon-Do sofreu divisões a nível internacional, devido a interesses políticos e econômicos por parte de alguns membros da ITF, que até então nunca haviam sido sequer cogitados para a sucessão. No dia 11 de setembro de 2003, o Brasil recebe a visita do Mestre Choi Jung Hwa, presidente da ITF, filho do criador do Taekwon-Do e único herdeiro fiel à filosofia, tradição e técnica do general Choi Hong Hi, eleito legalmente durante o congresso realizado em Rimini, no ano de 2001.

Foi realizado, então, um ciclo de eventos, dentre os quais palestras sobre a atual situação da ITF no mundo (aspectos gerais e legais), assim como o I Curso Internacional de Atualização Técnica ITF, realizada no País. Acompanharam e auxiliaram o Mestre Choi, o Mestre Néstor Galarraga – atualmente 8º dan, Diretor de Torneios e Arbitragem da ITF e Presidente da TAA , o Mestre. José Maidana – 7º dan, Secretário Geral da TAA e o Sr. Christopher Howes, assistente do Mestre Choi.

Av. Cel. Joaquim Montenegro (canal 6), 420 - Ponta Praia - Santos - SP
Tel: 13 3324-5313 Whatsapp: 13 99137-1338
e-mail info@teyang.com.br