Viver bem é nossa arte ITF - International Taekwondo Federation

Neurociência

Neurociencia

Estudos feitos no mundo todo mostram que:

  • A ansiedade, a depressão e a irritabilidade diminuem com sessões regulares de meditação. A memória melhora, as reações se tornam mais rápidas e o vigor mental e físico aumenta
  • Os meditadores regulares são mais felizes e mais satisfeitos que a média das pessoas. Esse resultado tem uma importante repercussão na saúde das pessoas, já que emoções positivas estão relacionadas com uma vida mais longa e saudável.
  • Os meditadores regulares têm relações mais estáveis e gratificantes.
  • A prática da meditação reduz os principais indicadores do estresse crônico, incluindo a hipertensão.

 

CONTROLE DA IMPULSIVIDADE

Um efeito relevante de Mindfulness é uma modificação na reatividade emocional: as pessoas que meditam costumam ser menos tomadas por impulsos emocionais e, quando isso acontece, conseguem retornar à normalidade mais rapidamente. As pesquisas sugerem que isso decorre de um maior controle da região pré-frontal sobre a amídala cerebral, ou seja, faz com que os processos racionais intervenham no processamento emocional.

REDUÇÃO DO ESTRESSE

Nesse contexto, é interessante notar que a prática de Mindfulness tem um papel considerável na redução do estresse e dos seus efeitos nocivos à saúde e no comportamento. Ao longo do processo evolutivo, nosso cérebro desenvolveu-se de forma a enfrentar situações de perigo, que mobilizam as emoções, iniciando em nosso corpo muitas respostas fisiológicas que o preparam para enfrenta-las. Por exemplo, o coração dispara, a pupila dilata, o sangue foge do intestino e da pele, dirigindo-se para os músculos e cérebro. Outra resposta decorrente de situação de perigo é a secreção de um hormônio da glândula suprarrenal, o cortisol, que tem ações que ajudam a preparar o organismo para enfrentar emergências. No entanto, quando o estresse se torna muito frequente, as modificações fisiológicas, que eram benéficas, passam a ser um problema, pois agem promovendo efeitos nocivos. Por exemplo: distúrbios cardiocirculatórios, como hipertensão arterial, e psicológicos, como ansiedade e depressão. Observou-se que com a prática de Mindfulness, os níveis de cortisol na circulação sanguínea são diminuídos e o sistema imunológico é estimulado, pois aumenta a concentração de anticorpos no sangue. Em resumo, a meditação provoca modificações fisiológicas que reduzem o estresse e protegem o organismo contra suas ações nocivas.

Av. Cel. Joaquim Montenegro (canal 6), 420 - Ponta Praia - Santos - SP
Tel: 13 3324-5313 Whatsapp: 13 99201-5602
e-mail info@teyang.com.br