Viver bem é nossa arte ITF - International Taekwondo Federation

Princípios

O General Choi Hong Hi escolheu estes 5 princípios como "Os princípios do Taekwon-Do", por julga-los os mais importantes que um praticante de Taekwon-Do deveria por em prática. É necessária uma perfeita compreensão de cada um deles (e não uma mera memorização) para que se possa entendê-los.

Cortesia

No Taekwon-Do, a cortesia não se restringe apenas as aulas, mas estende-se ao cotidiano e principalmente na relação com outras artes marciais e entre os seus instrutores e alunos. A prática do Taekwon-Do 6 incompatível com a calúnia e a rivalidade.

O aluno de Taekwon-Do deve tentar colocar em prática, inclusive o seguinte:

  1. Promover o espirito de colaboração mútua;
  2. Nunca admitir o desprezo maldoso a uma pessoa;
  3. Ser educado com o próximo;
  4. Tratar assuntos com honradez e sinceridade;
  5. Distinguir o instrutor do aluno, o sênior do júnior e o mais velho do mais jovem;
  6. Respeitar outras posições.

Integridade

Refere-se ao senso de justiça e responsabilidade que cada pessoa deve ter para si e para com os outros, o que exige a preocupação de conhecer suas próprias limitações.

Perseverança

Este principio define a força de vontade e espirito de sacrifício que se encontra em todas as artes marciais. Para se alcançar algo, com o alto grau de perfeição de uma técnica, deve-se determinar o objetivo e persistir constantemente.

Um dos fatores importantes para se tornar um bom praticante de Taekwon-Do é o de superar cada dificuldade através da perseverança.

Autocontrole

Este principio é muito importante tanto para si mesmo, como para lidar com o próximo. Um bom instrutor deve saber conduzir o praticante até o limite máximo de sua potencialidade, mantendo o controle sobre a agressividade. O praticante, por sua vez, deve reconhecer os seus limites e saber lidar com os diferentes niveis de agressividade, de forma que um praticante agressivo e um tranqüilo possam praticar e lutar sem problemas ou desentendimentos. A quantidade de energia que se dispõe para executar um determinado trabalho também tem a ver com autocontrole. Se há excesso ou falta de energia, o princípio está falho.

Espírito Indomável

O Taekwon-Do deve ser praticado com convicção e os praticantes devem ser sérios e honestos. Devem orientar-se dentro dos princípios do Taekwon-Do e procurar que estes princípios governem sua vida. Não deixar que nada os impeça em ter um espírito índomável para lutar, se necessário, e estar sempre do lado da justiça e da liberdade.

Av. Cel. Joaquim Montenegro (canal 6), 420 - Ponta Praia - Santos - SP
Tel: 13 3324-5313 Whatsapp: 13 99137-1338
e-mail info@teyang.com.br